O projeto VOXPOP Lisboa
O VoxPop é um projeto inovador que visa promover a transição digital do sector da mobilidade na capital portuguesa, através de um processo de mudança assente nos 3 principais vectores da transformação digital: Pessoas, Processos e Tecnologia.
O projeto surgiu da necessidade identificada por diferentes atores locais de trabalhar de forma mais colaborativa e transparente na partilha de dados de interesse público, de modo a permitir a identificação de oportunidades de melhoria no sistema de mobilidade e transportes de Lisboa e processos de planeamento e gestão de recursos mais eficientes.
A VoxPop pretende assim dar resposta a uma série de desafios não tecnológicos, incluindo a governação, os modelos de negócio, a focalização no utilizador e as consequências não intencionais da inovação digital.
Porquê Lisboa
O projeto é liderado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e envolve vários actores do ecossistema de inovação local (entidades municipais, empresas privadas e sociedade civil).
O VoxPop é financiado pelo Urban Innovative Actions, um programa promovido pela Comissão Europeia que visa financiar soluções ambiciosas e inovadoras para desafios nas cidades. O projeto VoxPop teve início em 2019 e terminará em agosto de 2023.
O VoxPop incluiu um “Open Call” dirigido a uma comunidade de inovadores, em que uma parte significativa do orçamento do projeto – 1 milhão de euros – foi destinada ao desenvolvimento de soluções digitais que respondam às necessidades de acessibilidade e segurança das pessoas mais vulneráveis da cidade.
A Willeasy é uma das 18 empresas premiadas pelo Open Call.
A solução de Willeasy
O objetivo da Willeasy no âmbito do Open Call Voxpop Lisboa é tornar Lisboa uma cidade mais atractiva do ponto de vista turístico, trazendo inovações que preencham os pontos de estrangulamento não resolvidos:
Disponibilização de dados abertos sobre a acessibilidade dos transportes públicos e o funcionamento das ferramentas de entrada e saída das estações de metro (escadas rolantes, elevadores e monta-cargas).
Recolha e partilha de dados objectivos sobre a acessibilidade da habitação, das lojas e dos restaurantes/bares.
Recolha e partilha de informações sobre a acessibilidade dos pontos de interesse turístico/cultural.
Criação de percursos para visitar a cidade, criando soluções diferenciadas de acordo com as necessidades de acessibilidade das pessoas.
Disponibilização de um sítio na Internet para consulta de toda a informação disponibilizada.
Disponibilização de ajudas à mobilidade (trotinetas, cadeiras de rodas, carrinhos de bebé…).
Enquanto Lisboa trabalha para se tornar acessível, nós fornecemos as ferramentas para a tornar visitável e habitável agora e para todas as pessoas.
O que é que fizemos?
Mapeamento e rotas
Actividades empresariais
Mapeamento da acessibilidade de hotéis, bares e restaurantes
Pontos de interesse
Cartografia de acessibilidade de museus e pontos de interesse
Itinerários turísticos
Criação de itinerários turísticos utilizáveis por pessoas com diferentes necessidades de acessibilidade
Open Data
A Willeasy desenvolveu uma aplicação Web para recolher, gerir e consultar dados abertos sobre a acessibilidade dos transportes públicos.
Os dados podem ser exportados de acordo com a norma GTFS ou em formato CSV, enriquecidos com informações pormenorizadas sobre a acessibilidade das paragens e estações.
Números do metro
1376 Cartografia da rede de metropolitano e, em particular:
Eu sou um Willer
Disponibilizámos uma aplicação Web para o envolvimento de cidadãos e turistas na recolha de dados sobre a acessibilidade dos locais.
Acordos comerciais
Acordos com empresas
Acordos com empresas locais para fornecer soluções e ajudas para que as pessoas com mobilidade reduzida possam deslocar-se mais facilmente em Lisboa.
Acordos de agência
Acordos com agências de viagens para trazer turistas de Itália para Lisboa, organizando também viagens com tudo incluído
Acordos internacionais
Acordos com empresas internacionais para utilizar os dados recolhidos e integrá-los nas suas soluções.
Testemunhos
"Parabéns pelo seu projeto e pelo seu excelente trabalho.
A vossa candidatura é muito útil e muito bem pensada.
Trabalhamos no turismo inclusivo há cerca de 15 anos, prestando o serviço de aluguer de produtos de apoio à mobilidade a clientes de todo o mundo que visitam Portugal.
Prestamos também assistência e fazemos pequenas reparações nos equipamentos de mobilidade dos turistas.
Além disso, temos equipas de cuidados de saúde pessoais que podem assistir as pessoas nos hotéis ou nas suas casas de férias.
Terei todo o gosto em ser vosso parceiro".